10 dias, 10 meses, 10 anos

21/05/2010 00:01

    Hoje, 20 de Maio de 2010, estamos a 10 dias do IRONMAN 2010. No momento exato que iniciei a descrição deste artigo, a contagem regressiva do site oficial do IRONMAN Brasil (www.ironmanbrasil.com.br) informava que restavam 09 dias, 09 horas e 12 minutos. Parece exagero a preocupação com o tempo que resta para a prova, mas quem está aguardando o dia 30 de Maio sabe bem o que significa este sentimento.

    O título deste artigo representa os 10 dias que faltam para a largada, os 10 meses de preparação e a comemoração dos 10 anos de realização do IRONMAN em Florianópolis.

    Nestes 10 meses foram necessárias muitas renuncias. A dedicação extrema em alguns momentos levaram ao desgaste físico, mas também emocional. É nesta hora que precisamos parar para refletirmos o que deve ser corrigido para que o objetivo seja mantido.

    Todos ficam surpresos e incrédulos quando mencionamos as distâncias que serão percorridas no dia 30 de Maio. Serão 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 km de corrida talvez em 10, 11, 12 ou 13 horas, não podendo ultrapassar das 17 horas limites para conclusão da prova.

    Agora, imaginem como é a preparação para esta prova. No meu caso, nestes últimos 10 meses, de Agosto/09 a Maio/10, foram realizados 237 km de natação, 5925 km de ciclismo e 1514 km de corrida. Números impressionantes que totalizam 7676 km percorridos. Distância suficiente para percorrer o litoral brasileiro que possui aproximadamente 7400 km de extensão.

    Para aqueles que acompanham e se interessam resumi no gráfico abaixo, separando pelos períodos referentes a cada planilha de treino, as distâncias percorridas por modalidade.

    A cada 4 semanas uma nova planilha era preparada com base na periodização do treino.  

 

    Estes 7676 km não serviram apenas para preparar a musculatura, mas serviram para preparar a mente.

   Entraremos na última semana, a que antecede a prova, com a certeza do dever cumprido em relação aos treinos, a alimentação e ao descanso.

   Agora resta consolidar a prova mentalmente, imaginando os tempos a serem realizados em cada modalidade. Organizar uma estratégia principal que será adotada no momento da prova, mas não a única. É preciso se preparar para imprevistos. Da mesma maneira que superamos durante os treinos uma, duas ou mais camaras furadas, um mal estar momentâneo durante a corrida ou uma dor muscular que incomoda nos primeiros quilometros devemos nos superar, dentro dos nossos limites, durante a prova.

   Nestes últimos 10 dias aproveitarei para relembrar cada momento vivido nos últiimos 10 meses para no fim comemorar na linha de chegada, juntamente com os demais participantes, os 10 anos do IRONMAN Brasil em Florianópolis.