2 Irons, 1 semana: PARTE 1 - Regensburg, o primeiro abaixo de 10...

15/08/2012 20:36

 

    Muito se discute em blogs e redes sociais sobre o rápido crescimento do número de participantes em provas de Ironman. A principal discussão envolve o fato de um grande número de atletas partirem diretamente para o Ironman sem ter realizado uma prova de triatlon antes.

    Eu mesmo, antes do Ironman Brasil de 2010 havia participado de 01 sprint (750 / 20 / 5) e 01 longa (3 / 80 / 20) para "debutar" no triatlon e não encarar o Ironman totalmente inexperiente em provas. Tenho a natação como esporte de origem e iniciei timidamente no triatlon em 2009, começando realmente a treinar pra valer após a decisão de fazer o Ironman Brasil 2010. Minha preparação ao longo dos 10 meses foi muito boa, com ótimo acompanhamento técnico, médico e nutricional. Talvez pelo fato de gostar de desafios, me sentir bem encarando estes desafios e com biotipo favorável eu tenha conseguido um bom tempo para um iniciante. E claro que isto fez com que eu acreditasse que poderia ir mais longe e aí nasceu o projeto Triathlon Ultraman 14.

    Sim, mas o que isto tem haver com as minhas últimas provas de Ironman ?

    Tudo, pois encarei duas provas em uma semana, fiz meus melhores tempos até então com uma recuperação rápida pós-prova.

Já que eu não tenho o know-how do triatleta que inicia em provas curtas e vem evoluindo ao longo dos anos para encarar um Ironman com sobriedade, estou procurando obter este know-how em provas de iron-distance para enfrentar o Ultraman com todo respeito e maturidade que a prova exige.

Isto tudo com acompanhamento técnico, médico e nutricional realizando exames periódicos e com uma dose de sensibilidade para reconhecer que não estou ultrapassando limites.

Na minha opinião o que importa é buscar auxílio profissional de educadores, médicos, nutricionistas e ter a consciência que está dentro de seus limites fisiológicos para, se é que é possível, não prejudicar a saúde física e mental.

 

    Depois desta breve introdução, vamos ao que interessa.

    Regensburg, situada a aproximadamente 1 hora de trem de Munique, foi a primeira prova que fiz na Europa.

    Cheguei em Munique no dia 15 de Junho e lá encontrei minha esposa, que estava fazendo intercambio pela universidade de Direito na Espanha, após 4 meses "separados".

    Do aeroporto internacional de Munique pegamos um shuttle service até Regensburg. Perdi o congresso técnico, mas consegui pegar o kit, andar pela modesta feira e participar do jantar de massas.

    No dia seguinte pela manhã fui pedalar para verificar se estava tudo bem com a bicicleta após a montagem.

    A tarde levei o material para a área de transição. Diferente das outras provas que fiz, a transição 1 ficava em um local diferente da transição 2. A natação foi realizada no lago Guggenberg Sea afastado uns 20 km da cidade. Um lugar bucólico, cercado de vegetação por todos os lados sem nenhum sinal de civilização. Realmente muito diferente da "selva de pedra" costumeira das demais provas.

    A organização forneceu ônibus saindo do Dultplatz, uma espécie de praça onde ocorrem os grandes eventos, mesmo local onde foi montada a transição 2 e onde seria a chegada da prova.

    No domingo, dia 17 de Junho, com 1300 atletas alinhados, as 07:00 da manhã, foi dada a largada da prova. O circuito da natação estava um pouco confuso, e ainda por cima as bóias amarelas se confundiam com as toucas também amarelas, mas no meio do alvoroço fui seguindo o fluxo.

    Terminei o percurso em 01 hora e 01 minuto, meu melhor tempo na natação.

Na transição passei por um grande susto, chegando a pensar que não poderia continuar na prova. Quando eu saia para montar na bicicleta a fiscal me chamou dizendo que eu não poderia pedalar sem o número na cintura (isso que dá perder o congresso técnico).     Do jeito que deu tentei explicar com gestos e palavras que utilizaria somente na corrida e que a bike já estava identificada, mas ela não permitiu que eu continuasse. Por benção a organização estava preparada e havia uma barraca dentro da transição com staffs preparando manualmente os números de cintura para casos como o meu.

    Passado o susto, sai para pedalar. O percurso de 2 voltas era relativamente tranquilo passando por estradas desertas e na maior parte do tempo com vegetação rasteira dos dois lados. Um trecho de subida no km 13 mais dificil, que era compensado por uma longa e retilínea descida. Por ser realizado em uma região aberta o vento foi um fator determinante. Mas confesso que o mais interessante era passar por dentro dos vilarejos. Acredito que passamos por uns 5 vilarejos onde as pessoas se concentravam nas ruas em frente as suas casas saudando os atletas que passavam.

    No final do percurso já dentro de Regensburg, até o Dultplatz, cheguei a errar o caminho, pois ao invés de entrar a direita peguei a esquerda. Nada que comprometesse o tempo final já que fui rapidamente avisado.

    Novamente fiz meu melhor tempo e entreguei a bike com 05 horas e 27 minutos de ciclismo e 06 horas e 35 minutos no total até então.

    Enfim chegava a corrida, modalidade na qual estava mais confiante devido aos resultados que vinha obtendo em treinos e provas individuais.

    O percurso de 04 voltas as margens do Rio Danúbio passava por trechos dentro da cidade histórica, onde corríamos por ruas de paralelepípido e uma boa parte dentro do parque Bezirkssport-anlage, onde corríamos em chão com areia e pedras, como uma espécie de trilha de chão batido.

    No parque nos misturávamos às pessoas que faziam atividades físicas e àquelas que simplesmente curtiam o domingo em família.

    Realmente, a prova é diferente de todas que já havia realizado pela peculiaridade dos locais que passamos.

    Novamente fazendo meu melhor tempo de corrida, após 03 horas e 19 minutos de maratona, conclui a prova pela primeira vez abaixo de 10 horas, ficando na 26ª posição na categoria com o tempo total de 09 horas e 57 minutos.

    O objetivo, ainda, não é ficar entre os melhores, mas sim me preparar bem e sentir confiança nos resultados para chegar em 2014 com a expectativa de alcançar a melhor colocação no Ultraman.

    Com a graça de Deus pude completar mais uma prova, e ainda conhecer Regensburg e Munique antes de partir para Nice, o local da próxima prova que realizaria dia 24 de Junho. A segunda parte desta história.