Corrida São Cristovão - Aracaju: 25 km abaixo de 4 min/km

26/03/2012 20:38

    No último dia 17 de Março estava a 3 meses da próxima prova, a quarta, na distância do ironman, que será no dia 17 de Junho em Regensburg, Alemanha e a 3 meses e 1 semana da minha quinta prova, a segunda neste ano de 2012 na mesma distância, que será dia 24 de Junho em Nice, França.

    Mas além disto, foi o dia da 29ª Corrida Cidade de Aracaju, vulgo São Cristovão -Aracaju, sendo minha terceira participação.

    Quando criei o site relatei que em 2008 havia participado desta prova, irresponsavelmente sem treinar, terminando os 25 km em 02 hr 52 min. Em 2011, agora devidamente treinado, com um Ironman concluído no Brasil e me preparando para o segundo, o qual concluí na Africa do Sul, fiz uma corrida muito boa fechando os 25 km em 01 hr 44 min (4'09"/km).

    Em 2012 como parte dos meus treinos, que iniciaram em 09 de Janeiro até o Ironman Regensburg, em 17 de Junho, eu queria encaixar duas provas preparatórias.

    Assim, neste período de 24 semanas de preparação, optei, em comum acordo com a técnica, por fazer a São Cristovão - Aracaju, na semana 11 - outra opção seria o Brasileiro de Longa, em Fortaleza, mas quis evitar a viagem e ainda não me sentia pronto para encarar um triathlon completo e desgastante como o Brasileiro no Ceará - e a outra prova escolhida foi o 8º Brasilia Endurance, com as distâncias de 1,9 km / 90 km / 21 km que acontecerá no dia 29 de Abril, na semana 17 de preparação.

    As datas ficaram muito boas, pois há um intervalo de 6 semanas entre a São Cristovão - Aracaju e o Brasilia Endurance e depois outro intervalo de 7 semanas, no qual será possível ajustar os detalhes, até as duas provas do Ironman.

    No 2º semestre do ano passado eu não estava seguindo nenhuma planilha e fazia meus treinos focando corridas curtas, de até 10 km, para manter o condicionamento. Também, para acabar com a frustração de não ter participado do Cabra da Peste em 2010, participei da edição de 2011 desta prova, consciente que deveria fazer uma prova comedida já que não houve preparação específica para a mesma.

    Concluído o Cabra da Peste em 26 de Novembro de 2011 e após participar da última etapa do Sergipano de Triathlon, em 04 de Dezembro de 2011, não mais treinei com o intuito de descansar. Novamente cai no mesmo erro que havia cometido no final do 1º semestre de 2011. Ao menos deveria ter mantido umas corridas semanais para não perder o ritmo.

    Quando retornei em 09 de Janeiro senti muito por ter ficado parado. Os treinos começaram com volumes altos, algo que eu não estava acostumado. Nas planilhas anteriores as primeiras quatro semanas eram de adaptação, com volumes baixos.

    Com a mudança de técnica, visando o Ultraman, também veio a mudança de filosofia. A readaptação aos treinos com volumes altos desde o início da planilha foi muito difícil. Principalmente na corrida e nos treinos longos do fim de semana.

    Não estava acostumado a correr mais que 15 km durante a semana e apareceram treinos de 18, 20 até 22 km nas terças ou quartas-feiras. No sábado, pedais longos com mais de 100 km, já na primeira semana, acrescido de corrida também foram difíceis de realizar. Alguns deles eu não saia para correr, pois simplesmente chegava em casa muito cansado e não tinha ânimo para enfrentar uma corrida ou trote, nem ao menos 30 minutos, debaixo do sol.

    No início imaginei que em umas 3 ou 4 semanas estaria adaptado. Que nada, foram mais de 8 semanas até eu começar a me sentir bem nos treinos longos. Acredito que altos volumes, com pouco tempo de recuperação, mesmo que com intensidade fraca a moderada, fizeram com que o tempo de adaptação (superior a dois meses) fosse maior que o esperado. Lá pela semana 9 ou 10 comecei a perceber uma melhora nos treinos realizados.

    A São Cristovão - Aracaju já estava próxima e eu começava a pensar no resultado deste ano. Sempre querendo melhorar, o objetivo era fazer abaixo de 01 hr e 40 min. Eu estaria conformado, mas não satisfeito, se concluísse abaixo de 01 hr e 50 min sabendo que ainda estava com o treinamento voltado para altos volumes, mas com algumas sessões dos treinos de corrida e ciclismo já migrando para intensidade.

    Em 2011 eu me sentia bem mais preparado, pois na data da corrida restavam apenas 4 semanas para o Ironman Africa do Sul.

Fiz alguns prognósticos, como por exemplo, imaginando passar os primeiros 15 km com 4'10"/km e depois baixar para menos de 4'00"/km para tentar me aproximar do objetivo.

    Como estava consciente que seria uma tarefa difícil fiquei posicionado na parte de trás da largada para não cair na tentação de sair forte. No início, aproximadamente 1 km ainda dentro da cidade de São Cristovão corremos em ruas de paralelepipido que combinado com a aglomeração torna-se um meio fácil de torção. Neste começo não me empolgo, e deixo para imprimir o ritmo desejado na saída da cidade, já no asfalto.

    No km 3 olhei para o relógio e para minha surpresa estava passando com 12 minutos. Mantive o ritmo e no km 6 percebi que vinha bem, mesmo sentindo um pouco do calor (este ano a corrida largou no horário), passando abaixo de 24 minutos. E assim fui, controlando o ritmo e, para minha surpresa, sempre abaixo dos 4'00"/km. Passei o km 10 com aproximadamente 39'40", depois os 15 km abaixo de 01 hora. No km 20, que fica bem no meio de uma ladeira longa e íngreme localizada no Bairro América logo após o viaduto da Av. Tancredo Neves sobre a Av. Marechal Rondon (esta após o viaduto passa a se chamar Av. Desembargador Maynard), passava com 01 h 19 min aproximadamente.

    Depois deste ponto, basicamente o percurso torna-se plano com algumas descidas suaves. Mesmo já sentindo o desgaste dos últimos 20 km de subidas e descidas, características que tornam esta prova desafiadora, procurei manter o ritmo e ao chegar no km 24 com menos de 01hr 35 min percebi que poderia baixar o tempo que tinha estipulado como objetivo.

    Cruzei o pórtico com exatos 01 hr e 38 min (3'53"/km) de tempo bruto e 01 hr 37 min e 14 seg de tempo líquido.

    Demorei para acreditar, ou melhor, entender como consegui fazer uma corrida regular do começo ao fim.

    Levei uns três dias para me recuperar das dores musculares, principalmente na coxa acredito que devido as ladeiras enfrentadas.

    Enfim, consegui correr a São Cristovão - Aracaju para menos de 4'00"/km e agora tenho como objetivo realizar este mesmo percurso ida e volta, totalizando 50 km, em 2013 já visando a preparação para o Ultraman.