Rumo ao Continente dos Ancestrais

27/02/2011 18:32

   Daqui a 40 dias será realizado o Ironman Africa do Sul, na cidade de Port Elizabeth.

   Uma das poucas provas que ainda é possível fazer a inscrição 2 a 3 meses antes da sua realização. Este foi um dos motivos da escolha. É impressionante como as vagas para as provas de Ironman tem esgotado poucas horas após o início das inscrições.

   Foi assim com o Ironman Brasil 2011. Eu havia recém chegado de Florianópolis, três dias após a prova, quando consultei o site e vi a matéria que informava que as vagas para 2011 encerraram em 48 horas.

   Também acompanhei as inscrições das provas de Panama City, na Flórida e de Busselton, na Austrália. Em ambas, incrivelmente, as vagas para 2011 acabaram em poucas horas. Não chegou a 24 horas.

   Pois bem, mesmo sem ter certeza de fazer minha inscrição para o IMSA 2011, vinte semanas antes, no dia 22 de Novembro de 2010, eu já havia iniciado os treinamentos visando esta prova. 

   Hoje, 27 de Fevereiro de 2011, fechei a 14a semana de treinos me sentindo muito satisfeito com a progressão que venho obtendo. O fim de semana começou com um treino, no sábado, de 6 horas de pedal com direito a muito sol e vento contra, aliás em Aracaju o que não falta é vento, fechando 180 km e em seguida saí para correr 40 minutos. No domingo deixei o treino de 130 minutos (15 min aquec. + 4x25 minutos progressivo + 15 min. recup.) para participar da Summer Run, corrida de 9 km com meio percurso no asfalto e meio na areia. Fui até o local da prova, distante 8,5 km de casa, correndo para não ficar devendo muito no treino que deixei de realizar. Chegando no local da prova ainda aguardei uma hora para a largada. Tempo suficiente para uma recuperação.

   O objetivo era correr em um ritmo que eu pudesse sustentar até o fim já que eu vinha de um treinamento desgastante no dia anterior.

   Fiz o quilometro 1 para 3:36 pensando em manter este ritmo. Completei o quilometro 3 para 10:49, com os mesmos 3:36/km. No quilometro 4 passei para 14:34, mantendo praticamente constante o ritmo. Até aqui o clima estava favorável, ou seja, nublado. Depois disso, com 4,5 quilometros de prova, já na areia, o sol apareceu. Então até o quilometro 8 me concentrei para não diminuir o ritmo passando com 29:01. Faltando um quilometro tentei manter o esforço e ainda consegui nos últimos 100/200 metros dar o famoso sprint final para finalizar a prova com 33 minutos e 35 segundos, fechando com 3:44/km.

   No ano anterior eu havia concluído a mesma prova em 35 minutos e 11 segundos e ainda havia conquistado a 3a colocação na categoria. Este ano, mesmo baixando meu tempo, não consegui me classificar entre o três primeiros, mas fiquei muito satisfeito com o resultado visto que vinha de uma semana puxada de treino.  

   Treinar para uma prova de Ironman, é isto. Encaixar provas mais curtas durante a preparação, mesclando com os treinos para não ficar muito defasado em relação a planilha e sempre manter o foco no equilíbrio entre o desafio de superação e a rotina (fisica, mental e alimentar) saudável, afinal ninguém quer levar junto um desgaste excessivo, uma má preparação ou uma lesão para disputar o Ironman.

   Por enquanto, sobre a prova, deixo o start list dos atletas estrangeiros, com presenças de Eduardo Sturla (3x campeão do IM Brasil - 2001, 2008 e 2009), Trevor Desault (campeão mundial amador em 2010), Chrissie Wellington (3x campeã mundial) e Daniel Fontana (Campeão do 70.3 Pucon em 2011).

https://www.triangle.cc/assets/ironman%20south%20africa/athlete%20information/imsa%20internationals%2024.02.11.pdf?MicroSiteID=2&MicroSiteID=2